Saúde física, mental e espiritual | 7 dicas para aumentar a energia
Lembre-se que a nossa saúde e os nossos resultados são nossa responsabilidade e de mais ninguém. Transforme os seus hábitos diários e abrace uma nova rotina de corpo, mente e alma.
Depois do fim de semana, sente-se exausta(o), com uma preguiça existencial e sem força nenhuma para começar a semana? Sem vontade de se levantar da cama e parece que todo o descanso do mundo não é suficiente?
Isso acontece comigo quando eu exagero nos “excessos do fim de semana”. Às vezes, eu acordo assim e com aquele peso de ter que fazer a semana acontecer e cumprir com todas as minhas incontáveis “mini-metas”.
Se eu me sinto assim, provavelmente muitas pessoas se sentem assim também. E por isso, decidi partilhar aqui 7 truques que eu faço e que me ajudam a melhorar a energia instantaneamente para que eu consiga continuar a cumprir a minha “to do list”.
Se nós fazemos uma “to do list”, um plano para ser cumprido, nós sabemos que para chegarmos onde queremos chegar, para sermos a pessoa que queremos ser, precisamos de cumprir este plano. Se não cumprirmos, nada acontece.
Entendeu o grau de comprometimento?
Só que nós precisamos de energia para cumprir este plano. E como é que isso se faz?
É importante termos a consciência dos fatores que diminuem a nossa energia pois a falta de energia é o resultado de tudo aquilo que é feito no fim de semana com excesso, que alteram sim a nossa disposição: dormir mal, álcool, tabaco, tempo de ecrã, comida processada, entre outros.
Efetivamente, nós não fomos educados para comer bem e hoje em dia nós achamos que comer bem é fazer dieta, mas na verdade o comer bem é apenas dar os nutrientes necessários para o nosso corpo transformar em energia.
E chega o fim de semana, feriado e está tudo liberado:
“Vou fazer o que eu quero, o que eu gosto, porque eu mereço!”
Só o que eu quero e o que eu gosto geralmente envolve, principalmente pelo meio social, bebida, álcool, sair para comer fora e quando vamos comer em algum restaurante, por norma, comemos muitas coisas que não são boas para o nosso corpo como açúcar refinado, farinha, produtos processados e desta forma vamos minando a nossa energia.
É claro que estar com os amigos nos alimenta a alma e nos traz muitos benefícios impagáveis para a nossa saúde mental.
No entanto, é necessário pelo menos que tenhamos o conhecimento das consequências das nossas escolhas e compreender a influência dos excessos no nosso corpo.
O livre arbítrio continua nas nossas mãos, mas aí, quando acordamos na segunda-feira pensamos:
“O que é que aconteceu?! Eu não quero sair da minha cama, são só mais cinco minutos, eu não consigo fazer nada do que eu decidi que eu ia fazer.”
Vamos então ao que interessa, o primeiro passo para nós trazermos a energia de volta:
Dica 1 | Alimentação saudável
De um modo geral, as pessoas estão cada vez mais se dando conta da importância que existe em ter uma alimentação saudável e que os péssimos hábitos alimentares podem causar sérios problemas na saúde como estresse, obesidade, e algumas doenças consideradas graves.
Se queremos uma mudança de energia, esta começa pela comida e o melhor é optar por comer de forma equilibrada e variada. Escolher frutas, verduras, fibras em detrimento dos açucares e gorduras é uma das regras de ouro, que precisa ser posta em prática. Beber muita água e evitar o consumo de álcool também é outro princípio importante.
O que funciona comigo e que eu recomendo vivamente é começar bem o dia com um boost de energia e imunidade: um dos meus sumos preferidos para quebrar o jejum matinal leva: laranja, limão, cenoura, gengibre, curcuma e beterraba. Mas aqui a escolha dos ingredientes pode e deve variar, de acordo com as preferências e criatividade de cada um (desde que sejam escolhas saudáveis).
O açaí é outra preferência do meu menu, apesar de ser modismo especialmente entre os desportistas, deveria fazer parte da nutrição de todo o mundo, já que a lista de ganhos que essa fruta típica da Amazônia proporciona à saúde é inversamente proporcional ao seu tamanho, a sua alta concentração de antioxidantes combate o envelhecimento, ajuda o colesterol e melhora o funcionamento dos intestinos, entre outras muitas vantagens.
Dica 2 | Banho gelado
O banho gelado é o método de Wim Hof, um holandês com diversos recordes no Guiness Book. Hof ficou conhecido como o “homem de gelo”, conseguiu controlar o seu sistema imunológico e fez o seu organismo ficar cada vez mais resistente.
Para aumentar a sua energia rapidamente, tome banho e no fim esfrie a água o máximo que conseguir e conte pelo menos uns 15/20 segundos:
1É importante treinarmos a mente para aguentar o desconforto.
2 A água gelada traz energia infinita. Se já tomou banho de cachoeira, saberá que isto é verdade. A pessoa se sente leve, renovada e cheia de energia. Óbvio que ao estar na natureza é um pouco diferente, mas o efeito é igual e isso é uma das práticas que muitas pessoas da área de desenvolvimento pessoal fazem todos os dias. Tony Robbins, por exemplo, mergulha numa piscina gelada todos os dias de manhã, para não deixar a emoção interferir no meio dos planos dele e poder fazer exatamente o que tem de fazer, para chegar onde quer chegar.
Dica 3 | Música
Ouvir música traz várias melhorias para a saúde, corpo e mente e tem sido usada, inclusive, por médicos e terapeutas como tratamento, sempre com ótimos resultados.
A música pode auxiliar no alívio de dores, no aprimoramento da memória e até mesmo como estímulo para a prática de atividade física. Faz bem à saúde, aos ouvidos, a alma e ao coração. Há uma música e um tipo de música para cada momento. Basta procurar…
Agora chegou a parte dos conceitos que podem nos tirar um pouco da zona de conforto.
Dica 4| Saltar
Sim, saltar e pular muda o seu estado emocional e físico!
Onde quer que esteja, se está com a energia baixa, pesada ou se está com a energia de outra pessoa que não quer, desloque-se para qualquer lugar, uma casa de banho, por exemplo, ou outro lado qualquer e comece a saltar 30 jumping jacks (faz 3 x 30) para extrair a energia negativa e ativar o seu centro energético.
Há várias alternativas que podem ser feitas, mas a minha opção preferida é 3 x 30 jumping jacks e, paulatinamente, a respiração muda, o corpo desperta e a energia melhora.
Dica 5 | Afirmações
Provavelmente já ouviu falar que “as palavras têm poder”.
As afirmações do “eu sou” são poderosas tanto para o negativo como para o positivo. Precisamos de ter cuidado com as sentenças que nós afirmamos para nós mesmos: “eu sou burra”, “eu sou ridícula”, o “eu sou” repetido milhares de vezes se torna verdade.
Então vamos fazer ao contrário:
“eu sou grata”, “eu sou forte”, “eu sou inteligente”…
Se entendermos de uma vez por todas que o que afirmamos diariamente são os nossos pensamentos e sentimentos, devemos reeducar o nosso modo de desejar, começando pelo o que queremos realmente atrair.
Dica 6 | Óleos essenciais
Uma outra ferramenta rápida e fácil que muda o nosso estado de espírito são os óleos essenciais porque o cheiro está relacionado com o nosso cérebro, com a nossa memória infantil e os óleos já têm vindo a ser utilizados há anos pelos seus efeitos benéficos para o corpo e a mente.
Os óleos essenciais podem ser calmantes ou estimulantes, frescos ou sensuais, harmoniosos, relaxantes, entre outros e contribuem para a harmonia do nosso corpo, espírito e emoções.
Portanto, se tem algum cheiro que lhe faz sentir bem, abraçado, utiliza-o, pois, vai ajudar a melhorar a sua energia.
Dica 7 | Gratidão
Essa emoção tem sido bastante analisada pela ciência nas últimas décadas. E os estudos só comprovam os inúmeros benefícios que ela exerce em quem a pratica no seu dia a dia.
A palavra “gratidão” vem do latim gratia, o mesmo que graça, reconhecimento por tudo o que é recebido.
E as pessoas que praticam a gratidão têm menos dores musculares e se sentem mais dispostas durante o dia.
Além disso, pode aliviar o estresse e evita a depressão. A gratidão também traz mais positividade para a sua vida, convidando uma pessoa a ser mais otimista.
Isso porque a gratidão joga no organismo os neurotransmissores do bem-estar, que são a serotonina e a dopamina, ansiolíticos naturais. Nesse estado de tranquilidade e relaxamento, é provável que pense mais em soluções do que em problemas.
Ao olharmos para cada um de nós através da física e da saúde quântica, 99,9% do que somos é energia. Apenas a minúscula parte restante é matéria. Consequentemente, a gestão de nossas emoções nos encaminha para diferentes tipos de realidades.
Para o professor e escritor brasileiro Wallace Lima, especialista em física quântica e saúde integral:
“Vivemos numa sociedade na qual, como mostram os estudos, quase 80% da população morre em virtude de alguma doença crônica, gerada e mantida seja por hábitos errados, seja pelo gerenciamento equivocado de nossas emoções.”
O que fez ontem (ativamente) pela sua saúde: física, mental e espiritual? Nada? Hoje é um belo dia para começar!